Procedimentos básicos de curativos

Procedimentos básicos de curativos A pele possui uma barreira natural, formada pelo suor e a gordura produzida pelas glândulas sebáceas.  É a nossa grande capa de proteção ao interagir com o mundo. Por isso mesmo, ela pode se ferir. Seja por uma causa física (pancadas, choques, cortes, contato com superfícies que possam agredir o tecido cutâneo, mordidas de animais, acidentes), ou como consequência de uma doença. Grande parte das feridas passa despercebida pelas pessoas, por ser de pequeno tamanho e sem maiores consequências.  Ainda assim, é preciso estar atento, pois um ferimento aparentemente simples pode ser porta de entrada de fungos e bactérias e ter consequências mais sérias. Sei que alguns cursos de cuidadores não ensina procedimentos básicos de curativos e feridas.  Mas como todo bom cuidador sempre é bom busca informações sobre diversos assuntos da área de saúde. Assim também como muitos familiares que devido a sua condições financeira, cuida pessoalmente de seu ente querido e

COMO DAR BANHO DE LEITO


COMO PROCEDER NO BANHO DE LEITO


Quando a pessoa não consegue se locomover até o chuveiro o banho pode ser feito na cama. Caso a pessoa seja muito pesada ou sinta dor ao mudar de posição, é bom que o cuidador seja ajudado por outra pessoa no momento de dar o banho no leito. 





Isso é importante para proporcionar maior segurança à pessoa cuidada e para evitar danos à saúde do cuidador. Antes de iniciar o banho na cama, prepare todo o material que vai usar: papagaio, comadre, bacia, água morna, sabonete, toalha, escova de dentes, lençóis, forro plástico e roupas. 

 
( OBS leia também sobre SAIBA A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE PESSOAL ,  E COMO FAZER PARA DEIXAR A HORA DO BANHO MAIS AGRADÁVEL E DESCONTRAÍDA PARA NOSSO QUERIDOS  VOVÔS  :) 


É conveniente que o cuidador proteja as mãos com luvas de borracha. Existe no comércio materiais próprios para banhos, no entanto o cuidador pode improvisar materiais que facilitem a higiene na cama. Antes de iniciar o banho cubra o colchão com plástico. Iniciar a higiene corporal pela cabeça. 

Com um pano molhado e pouco sabonete, faça a higiene do rosto, passando o pano no rosto, nas orelhas e no pescoço. Enxágue o pano em água limpa e passe na pele até retirar toda a espuma, secar bem. Lavagem dos cabelos: 

• Cubra com plástico um travesseiro e coloque a pessoa com a cabeça apoiada nesse travesseiro que deve estar na beirada da cama. 
• Ponha, embaixo da cabeça da pessoa, uma bacia para receber a água .
• Molhe a cabeça da pessoa e passe pouco xampu. 
• Massageie o couro cabeludo e derrame água aos poucos até que retire toda a espuma. 
• Seque os cabelos. Lave com uma pano umedecido e sabonete os braços, não se esquecendo das axilas, as mãos, tórax e a barriga. 


 Seque bem, passe desodorante, creme hidratante e cubra o corpo da pessoa com lençol ou toalha.  :) 

 Nas mulheres e pessoas obesas é preciso secar muito bem a região em baixo das mamas, para evitar assaduras e micoses. Faça da mesma forma a higiene das pernas, secando-as e cobrindo-as. 

 Coloque os pés da pessoa numa bacia com água morna e sabonete, lave bem entre os dedos. Seque bem os pés e entre os dedos, passe creme hidratante. Ajude a pessoa a deitar de lado para que se possa fazer a higiene das costas. Seque e massageie as costas com óleo ou creme hidratante para ativar a circulação. 

 Deitar novamente a pessoa com a barriga para cima, colocar a comadre e fazer a higiene das partes íntimas. Na mulher é importante lavar a vagina da frente para trás, assim se evita que a água escorra do ânus para a vulva. No homem é importante descobrir a cabeça do pênis para que possa lavar e secar bem. 

 A higiene das partes íntimas deve ser feita no banho diário e também após a pessoa urinar e evacuar, assim se evita umidade, assaduras e feridas (escaras). OBS: saiba mais sobre o que é escaras Fique Atento: Se durante a higiene você observar alteração na cor e na temperatura da pele, inchaço, manchas, feridas, principalmente das regiões mais quentes e úmidas e daquelas expostas a fezes e urina, assim como alteração na cor, consistência e cheiro das fezes e da urina, comunique esses fatos à equipe de saúde. 

É importante usar um pano macio para fazer a higiene e lembrar que as partes do corpo que ficam em contato com o colchão estão mais finas e sensíveis e qualquer esfregada mais forte pode provocar o rompimento da pele e a formação de feridas (escaras). 


 Assaduras As assaduras são lesões na pele das dobras do corpo e das nádegas, provocadas pela umidade e calor ou pelo contato com fezes e urina. A pele se torna avermelhada e se rompe como um esfolado. As assaduras são portas abertas para outras infecções. 

 Os cuidados importantes para evitar as assaduras são: - Aparar os pelos pubianos com tesoura para facilitar a higiene íntima e manter a área mais seca. - Fazer a higiene íntima a cada vez que a pessoa evacuar ou urinar e secar bem a região. 

 Se mesmo com esses cuidados a pessoa apresentar assadura é importante comunicar o fato à equipe de saúde e solicitar orientação. 

 Cuidados com a boca É muito importante fazer a higiene da bucal das pessoas acamadas para evitar infecções e doença bucal. 



O que você achou deste artigo??   

Façam um comentário logo abaixo, faça um pergunta ou compartilhe sua experiência, sua opinião é muito importante para mim!!

Seja um seguidor do meu blog:

Me sigam nas minhas redes sociais:
Canal do youtube: Cuidandodoidoso

Beijos a todos, até a próxima dica.
Atenciosamente : )  Ana Werpp ?





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

QUAL É O SINDICATO DO CUIDADOR DE IDOSOS?

O QUE SÃO ESCARAS E COMO TRATAR?

FORNECIMENTO DE FRALDAS GERIÁTRICAS PARA IDOSOS