Procedimentos básicos de curativos

Procedimentos básicos de curativos A pele possui uma barreira natural, formada pelo suor e a gordura produzida pelas glândulas sebáceas.  É a nossa grande capa de proteção ao interagir com o mundo. Por isso mesmo, ela pode se ferir. Seja por uma causa física (pancadas, choques, cortes, contato com superfícies que possam agredir o tecido cutâneo, mordidas de animais, acidentes), ou como consequência de uma doença. Grande parte das feridas passa despercebida pelas pessoas, por ser de pequeno tamanho e sem maiores consequências.  Ainda assim, é preciso estar atento, pois um ferimento aparentemente simples pode ser porta de entrada de fungos e bactérias e ter consequências mais sérias. Sei que alguns cursos de cuidadores não ensina procedimentos básicos de curativos e feridas.  Mas como todo bom cuidador sempre é bom busca informações sobre diversos assuntos da área de saúde. Assim também como muitos familiares que devido a sua condições financeira, cuida pessoalmente de seu ente querido e

A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE PESSOAL DOS IDOSOS


SAIBA A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE PESSOAL ,  E COMO FAZER PARA DEIXAR A HORA DO BANHO MAIS AGRADÁVEL E DESCONTRAÍDA PARA NOSSOS QUERIDOS  VOVÔS  :)  

BANHO :)  




 


Tomar banho pode ser uma atividade agradável para os nossos queridos idosos durante o dia. Depois do banho nos sentimos bem, limpos e relaxados e até mais humorados :)  Se você cuida de alguém, ou de um idoso que precisa de ajuda para tomar banho, faça com que a ocasião seja a mais agradável possível.






 Depois, ambos se sentirão melhor.  Mas o que fazer quando tomar banho for um problema???   Tentar identificar a(s) causa (as) da recusa é um bom começo.

 O idoso pode estar com dificuldade para caminhar, ter medo da água, medo de cair, pode estar deprimido; com infecções que geram mal-estar, dor, tontura ou mesmo sentir-se envergonhado por expor seu corpo diante de um cuidador estranho, especialmente se for do sexo oposto.



 ADAPTANDO O AMBIENTE 

 Todas as adaptações deverão ser feitas mediante o grau de dependência apresentado; Mantenha o piso seco e no interior do Box utilize tapetes antiderrapantes (emborrachados) para evitar quedas.




A colocação de barras de segurança na parede (semelhante àquelas utilizadas em academias de balé) é de grande ajuda, pois permitem que o paciente se apóie nelas durante o banho, fazendo-o sentir-se mais seguro.

Se for difícil para ele manter-se em pé por muito tempo, pense que talvez uma cadeira de banho vá auxiliá-lo e permitir maior conforto. 
  






RESPEITE SEUS HÁBITOS 

 Os pacientes que apresentam dependência leve devem ter seus hábitos de higiene respeitados como: horário do banho, marca do sabonete, shampoo, etc. OBS : É  muito importante o cuidador  saber bem dos hábitos  de seu paciente, conhecendo bem poderá evitar problemas.

Ok Vamos continuar com o nosso  estudo :)  Não há razão para se “obrigar” o paciente a banhar-se pela manha se é seu hábito fazê-lo à tarde; Exemplo aqui : olha só  amigo cuidador a importância de conhecer os hábitos dos nossos pacientes. 

 É interessante se criar uma rotina para aqueles que apresentam dependências severas, isto facilita o trabalho do cuidador e cria um hábito para o paciente. 

Mesmo os acamados devem ser levados ao banheiro para que seja realizado o banho de chuveiro, esta é uma ótima oportunidade de mobilização; Banhos no leito devem ser evitados, sendo indicados apenas para aqueles pacientes com prescrição de repouso rigoroso no leito. ( OBS : leia mais sobre banho de leito. )



COMO PREPARAR TUDO COM CARINHO  PARA HORA DO BANHO :) 


INDO PARA O BANHEIRO :)  

 Prepare o banheiro previamente e leve para lá todos os objetos necessários à higiene usado de costume do paciente, ex: shampoo,  condicionado, sabonete, escova de dente,  pasta dental ou antisséptico bocal etc.




 Elimine correntes de ar fechando portas e janelas; Separe as roupas pessoais antecipadamente.


Resultado de imagem para Elimine correntes de ar fechando portas e janelas


 Regule a temperatura da água que deve ser morna; Se possível, o paciente deve ser despido no quarto e conduzido ao banheiro protegido por um roupão, neste momento, evite fixar os olhos em seu corpo (isto pode constrangê-lo), observe-o sutilmente.
 




Resultado de imagem para preparando o banho do idoso



É CHEGADA A HORA TÃO ESPERADA, INDO PARA O BANHEIRO :)  

 O BANHO PROPRIAMENTE DITO 


Oriente-o para iniciar o banho e auxilie-o, se necessário; Não faça por ele. Estimule, oriente, supervisione, auxilie. 

 Apenas nos estágios mais avançados da doença o cuidador deve assumir a responsabilidade de dar o banho; Aproveite a oportunidade para massagear suavemente a sua pele, isto favorece a circulação sanguínea e produz grande conforto; Não utilize buchas de banho, lembre-se que a pele é muito sensível e você pode provocar lesões.


 DICA : EM VEZ DE BUCHAS OU ESPONJAS PARA BANHO,  UTILIZE UM TECIDO DE ALGODÃO. 

 
Lave a cabeça no mínimo 3 X por semana, utilize shampoo neutro, observe se há lesões no couro cabeludo.  Mantenha se possível, os cabelos curtos.

 Observe se há necessidade de cortar as unhas das mãos e dos pés, em caso positivo, posteriormente, corte-as retas com todo cuidado especialmente nos pacientes diabéticos. 

Após o banho, seque bem o corpo, principalmente as regiões de genitais, articulares (dobra de joelho, cotovelos, axilas) e interdigitais (entre os dedos).


 

TEMOS MAIS DICAS,  VAMOS APRENDER???  

 APÓS APRENDERMOS A IMPORTÂNCIA DE UM BOM BANHO,  VAMOS APRENDER OS CUIDADOS COM A PELE DO IDOSO :)  


 A pele dos nossos queridos idosos  merece atenção especial e o momento do banho,  é nesta hora  mais apropriado para se observar a presença de hematomas (manchas roxas), hiperemia (vermelhidão), pruridos (coceiras), assaduras ou qualquer outro tipo de lesão, as quais se tratadas adequadamente e a tempo evitam complicações e previnem a ocorrência de úlceras por pressão (escaras). 


OBS : leia mais sobre O que é escaras Aqui.

 
E na hora do banho que temos que que estar bem atentos,  ok Manter a higiene da pele é de suma importância, pois se trata de uma barreira natural de que dispõe o organismo contra infecções, portanto, trabalhe para manter sua integridade.  

 Idosos apresentam fragilidade de vasos capilares, que se rompe com facilidade, causando manchas avermelhadas na pele.


 Aumente a oferta de alimentos ricos em vitamina C , ela melhora a resistência dos vasos capilares; Ao segurar o paciente pelos braços ou mãos, não exerça demasiada pressão, lembre-se, a sua pele é frágil, e muitas vezes, rompe-se com uma simples pressão.  


Manter a pele hidratada é de fundamental importância, existem no mercado bons cremes hidratantes, de perfume suave, que umidificam adequadamente, evitando seu ressecamento. (leia mais sobre hidratação na pele do idoso. ) Mantenha o paciente hidratado, ofereça líquidos à vontade. 


Evite a exposição à luz solar após as 9 horas da manhã (10 no horário de verão) Pruridos (coceiras) podem ser causados por vestuário confeccionado com tecidos sintéticos, dê preferência às roupas de algodão ou tecidos antialérgicos.

 
Assaduras podem surgir devido a má higienização ou a longa permanência com fraldas molhadas.  Após eliminações urinárias ou intestinais, deve-se providenciar uma higiene íntima.  


 Pacientes incontinentes devem ter suas fraldas trocadas de 3/3 horas ou antes se necessário.   

leia mais sobre o fornecimento de fraldas geriátricas para idosos

 Evite cosméticos com perfume forte, eles costumam produzir alergias respiratórias. 


Evite banhos muito quentes, eles provocam o ressecamento, além de causar queimaduras em peles muito sensíveis.

 
O que você achou deste artigo??   

Façam um comentário logo abaixo, faça um pergunta ou compartilhe sua experiência, sua opinião é muito importante para mim!!
Seja um seguidor do meu blog:

Me sigam nas minhas redes sociais:
Canal do youtube: Cuidandodoidoso

Beijos a todos, até a próxima dica.

Atenciosamente : )  Ana Werpp?






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

QUAL É O SINDICATO DO CUIDADOR DE IDOSOS?

O QUE SÃO ESCARAS E COMO TRATAR?

FORNECIMENTO DE FRALDAS GERIÁTRICAS PARA IDOSOS